Bem Vindo!!

O nosso blogue destina-se a pessoas interessadas em proteger o ambiente. Se tens qualquer dúvida ou opinião, comenta aqui =)

Este blogue surgiu apartir de um trabalho de grupo de Área de Projecto do 12ºano.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ENERGIA SOLAR

A energia é a base de todas as actividades humanas e é ela que nos proporciona o conforto que desfrutamos nos dias de hoje. Esse aumento de consumo de energia, essencialmente a partir da Revolução Industrial, gera problemas, nomeadamente ecológicos. Para solucionar este problema mundial, poderemos recorrer às energias renováveis como por exemplo a energia Solar.
Esta energia consiste na captação da energia luminosa proveniente do Sol, essencialmente na forma de luz visível e de luz ultravioleta. Ao longo do movimento de translação da Terra em torno do Sol, esta recebe 1370 Watt de energia por cada metro quadrado, mas 30% é reflectida pelas nuvens e mais 20% absorvida pelas nuvens. Assim sendo só 50% da constante Solar(1370 Wm-2), é útil para melhorar o ambiente.
A utilização da energia solar pode ser primária ou secundária, ou seja, pode ser obtida directamente das fontes da Natureza ou pode ser obtida das energias primárias através de transformações ocorridas em diferentes sistemas. Como por exemplo o aquecimento da água e como energia eléctrica, respectivamente.

Evolução:
É já desde a pré-história que o Homem utiliza a energia solar de forma primária e em pequeníssima escala.
Em 1939, Edmund Bacquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico.
Em 1950, foi desenvolvida uma técnica de produção de silício cristalino mais puro que o anteriormente utilizado no painel fotovoltaico, tirando um maior aproveitamento da energia solar.

Em 1958, foi utilizado, pela primeira vez, painéis fotovoltaicos como sistema de obtenção de energia num satélite artificial.
Em 1991, na Sicília foi inaugurada a primeira central de energia solar, ligada a uma rede nacional de distribuição de electricidade.


Painel Fotovoltaico

Cada painel fotovoltaico é constituído por trinta e seis células solares que servem para converter a energia solar em electricidade. Esta conversão directa é feita através da acção da radiação solar nos extremos da célula, constituídos por silício, um semicondutor, criando uma diferença de potencial eléctrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário