Bem Vindo!!

O nosso blogue destina-se a pessoas interessadas em proteger o ambiente. Se tens qualquer dúvida ou opinião, comenta aqui =)

Este blogue surgiu apartir de um trabalho de grupo de Área de Projecto do 12ºano.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Energia Eólica

História

A energia Eólica começou a ser usada à cerca de 5500 anos, tanto para os barcos como para os sistemas de ventilação dos edifícios, sendo que os moinhos de vento apareceram no século VII e eram usados para a irrigação dos terrenos, no entanto, o primeiro moinho feito para produzir electricidade foi criado em 1887 por James Blyth, na Escócia e passado um ano, o Americano Charles Brush criou o primeiro moinho totalmente automático, que tinha cerca de 18 metros de altura e pesava cerca de 4 toneladas. Em 1931 a União Soviética tinha em Ialta um aerogerador muito semelhante aos actuais.
Actualmente a Energia Eólica é utilizada maioritariamente para a produção de eletricidade, Portugal, por exemplo, produz aproximadamente 13% da energia consumida através do uso desta tecnologia.

Como funciona

Geralmente os aerogeradores têm três pás pois mesmo que com duas se consigam melhores resultados, existe maior turbulência, provocando riscos na estrutura. A torre tem um tamanho entre os 40 e os 60 metros.

Os Aerogeradores estão equipados com vários sistemas de segurança, entre os quais: o anemómetro que mede a velocidade do vento, para que, caso esta seja muito elevada o sistema se desligue automaticamente para evitar danos; o para raios; o cata-vento, para o rotor (conjunto formado pelas pás e o eixo que os une) e as pás se adaptarem às mudanças de direcção do vento; e por ultimo as entradas de ar.
Com a rotação das pás, o veio também vai rodar, transmitindo essa energia para o multiplicador (que multiplica em cerca de 60 a velocidade do eixo) que por sua vez está ligado ao gerador eléctrico que vai transformar a energia mecânica em energia eléctrica.


Vantagens
- Não produz qualquer tipo de emissões prejudiciais para o meio ambiente.
- Manutenção praticamente inexistente.
- Parques Eólicos compatíveis com a Agricultura.
- Não requer combustível, facilitando países em desenvolvimento.
- Inesgotável
- Diminuição de gases que provocam o efeito de estufa


Desvantagens
- Poluição sonora
- Poluição visual (modifica muito a paisagem)
- Morte das Aves que choquem contra as pás

Condições Favoráveis
Área que tenha um nível considerável de vento abundantemente, mas que nunca excede um certo valor ou pode danificar os aerogeradores. Infelizmente os ciclos migratórios das aves coincidem geralmente com os melhores locais para a criação dos parques eólicos. Distância de no mínimo 200 metros da população, pois o ruído atinge os 43 db.

Sem comentários:

Enviar um comentário